É bastante apropriado falarmos sobre o quesito EDUCAÇÃO em nosso museu. Dos tempos de Benjamin Constant, até os nossos dias, é possível dizer que é um assunto que sempre esteve em destaque nesta casa. Como esquecer que nosso Patrono e Fundador da República sempre a teve como preocupação principal? Sua frase mais importante, declarada já na proclamação da nascente nação, “O engrandecimento da República repousa essencialmente sobre a educação”, é a que o distingue perante outros herois da república. Como esquecer sua paixão por ser professor e seu interesse em estar sempre junto a seus alunos? Como deixar de lado sua preocupação em educar suas filhas, e letrá-las todas, numa época que cabia às mulheres aprender apenas os ofícios do lar e do casamento?
Sua militância, se podemos usar a palavra, era a ciência e a educação. Benjamin Constant tinha um objetivo pessoal que levou consigo durante seus dois últimos anos de vida: reformar o ensino no Brasil. Muito se esforçou para isso, recusou trabalhos que poderiam lhe trazer prestígio e antes de morrer conseguiu submeter o projeto de reforma do ensino público brasileiro.
Assim sendo, desde a montagem, passando pela fundação e no dia a dia de nosso museu, a educação não poderia ter um lugar de menor importância. Por ser um museu histórico é claro que esta característica seria forte, mas sempre coube ao setor educativo um certo destaque.
Muitas foram as iniciativas educativo culturais focadas principalmente na educação infantil realizadas em nosso museu casa. De visitas mediadas a encenações teatralizadas, passando por materiais de apoio didático com os quais as turmas de alunos, auxiliadas por nossos mediadores e orientadores educativos sempre foram estimulados a aumentar seu conhecimento. E por termos um enorme parque natural, isto ainda foi mais intensificado/incentivado. A horta orgânica, as mudas, a reciclagem e a sustentabilidade, o conhecimento sobre as plantas e flores, os microorganismos do solo, os pequenos animais da fauna de nosso parque, tudo isso pode ser visto em um breve passeio pelo parque.
Nosso setor educativo desenvolveu três circuitos museais para facilitar a visitação e o guiamento das visitas: República, Família e Meio Ambiente são os eixos temáticos que podem ser escolhidos por cada visitante para saber mais profundamente a respeito de algum assunto que permeia a história de Benjamin Constant e da Família Botelho de Magalhães. Além disso todos podem ser treinados. Há material para treinamento de professores, guias de turismo, mediadores do dia a dia do museu, sem falar do caderno educativo criado especialmente para o público infantil que visita o museu. Há também folders gratuitos distribuídos ao todos os visitantes e catálogos que podem ser adquiridos contando em detalhes sobre nossos acervos, casa, parque e circuitos de visitação. São realmente materiais de apoio sempre atualizados que contribuem para o sucesso de qualquer visita.
Sempre recebemos grupos e preparamos visitas com eixos temáticos especiais, especialmente escolas. Neste período de obras temos feito o possível para atender a pesquisadores apenas com nossos acervos documental, fotográfico e bibliográfico disponíveis, mas assim que estivermos reabertos, toda a museografia estará revista e ainda mais ‘vívida’, se é que assim podemos dizer, de forma a atender nossos objetivos. Muita coisa está sendo construída para que o museu se apresente de forma ainda mais vibrante. Estamos certos de que o eixo educativo cultural de nosso museu ainda será mais interessante.