15 de novembro: Proclamação da República

publicado: 13/11/2021 13h04, última modificação: 13/11/2021 13h59

Os meses de outubro e novembro são especialmente simbólicos para o Museu Casa de Benjamin Constant. Em 18 outubro celebramos o aniversário do museu. Logo depois vem o 15 de novembro, dia da Proclamação da República.

O 18 de outubro foi escolhido como dia de inauguração do museu, em 1982, porque já era uma data representativa: tornou-se o dia do segundo nascimento de Benjamin, tanto que a historiografia, muitas vezes, toma a data como o dia em que nasceu o Fundador da República. Mas Benjamin veio à luz no dia 9 de fevereiro de 1937. Anos depois, por aquilo que chamou “o trovão do infortúnio” (a morte de seu pai), atentou contra a própria vida lançando-se num rio, tendo sido salvo por uma mulher que testemunhara o fato. Era 18 de outubro, e assim essa data passou a ser considerada, pelo próprio Benjamin, como seu novo nascimento.

Em 1982, ano em que o abrimos nossas portas ao público, dia algum teria sido mais adequado do que o 18/10 para que tivesse início a nova fase da casa em que viveu e faleceu Benjamin Constant: tornávamos um museu casa.

Agora chega o 15 de novembro, dia em que relembramos a mudança da forma de governo brasileiro, a passagem de Império à República, a fundação de um novo regime político. E nosso patrono está, novamente, no centro deste renascimento. O positivista Benjamin Constant conduziu em ideias e atos o movimento que culminou na Proclamação da República, ao lado de homens como Deodoro da Fonseca, Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa.

Em 2021, queremos lembrar desses dois renascimentos. Ainda estamos fechados para a reta final das obras de requalificação dos nossos espaços rumo aos 40 anos, que celebraremos em 2022. É como se o museu estivesse prestes a renascer, restaurado, renovado, e com muita vontade de cumprir sua missão cidadã e republicana, fazendo justiça ao nome e à história do seu patrono, bem como ao título que carrega: a primeira casa da República.