Instituto Brasileiro de Museus

Museu Casa Benjamin Constant

Novo site do Museu Casa de Benjamin Constant

publicado: 06/11/2019 09h24, última modificação: 22/01/2020 11h29

Em comemoração aos 130 anos da República, estamos estreando nosso novo site! Renovado e de acordo com o padrão governamental, ele agora possui seções especiais para que você tenha mais informações acerca do museu, reconhecido como a 1ª Casa da República, e das ações que estamos promovendo. Mesmo fechado para obras de restauração, o lançamento do site vai possibilitar um melhor contato do público com o museu, além facilitar consultas à parte do acervo através da plataforma “Tainacan”. Vamos a ele!

No menu principal temos uma panorâmica sobre o museu e sua história, sobre Benjamin Constant e sobre seu acervo. Aqui cabe uma menção especial a um trabalho que foi disponibilizado agora on line: a consulta a toda a base de dados do acervo museológico, em fotos de alta definição. Basta clicar na peça e você terá acesso a todos os seus detalhes! Um trabalho riquíssimo que, temos certeza, vai facilitar o acesso de pesquisadores e curiosos sobre o século XIX. Há também as informações sobre o acervo documental, referente ao Fundo Benjamin Constant, com documentos produzidos durante sua vida pública e privada. Também disponibilizamos dados sobre o acervo bibliográfico. Cabe ressaltar que, em função das obras de restauração do museu, a pesquisa ao acervo está suspensa, mas será possível conhecer boa parte do que está preservado no museu.

Para completar, no futuro implementaremos um pequeno mapa de como chegar ao museu, e já agora, nossos contatos e um link para o antigo blog.

E por falar nele, o blog, agora ele se transformou na seção “Notícias“, com destaque para as últimas e principais logo na primeira página. Você pode consultar tudo que se passa por aqui clicando em “mais notícias” ou em uma das imagens disponibilizadas.

Logo abaixo, você poderá ter informações sobre Benjamin Constant e sua família, sua relação com a República brasileira, um pouco sobre a grande área verde que nos cerca em “O Parque do museu”, além de poder conhecer os cômodos das exposição de longa duração.

Para completar, um pouco sobre o tradicional bairro de Santa Teresa, um lugar com muitos atrativos para passear e aproveitar a vinda a nosso museu casa.

Ainda temos uma seção com publicações para download em formato .PDF e também a seção multimídia, com vídeos produzidos ao longo do tempo sobre o museu. Logo abaixo, um link para nossas mídias sociais: Twitter, Facebook do museu e Facebook especial sobre a obra.

Se você ainda quiser saber mais, clique no menu que aparece no alto à esquerda, com três linhas uma sobre a outra, e conheça: o Regimento Interno, nossa equipe e a missão institucional. E, em futuro próximo, nosso o museológico, que se encontra em fase de atualização e aprovação pelo IBRAM.

Todos esses tópicos foram preparados com cuidado e dedicação para que você tenha acesso a várias informações sobre nossa instituição e de modo que possa estar mais próximo de nós. Esperamos com isso nos tornar mais acessíveis através de um meio prático e de fácil acesso como a internet, para todos os cidadãos. Contamos com seu retorno para saber no que podemos melhorar.