No início do mês de agosto iniciamos as atividades da Segunda Fase da Obra de Restauração do museu, que engloba várias melhorias para nossas edificações e a infraestrutura. Complementando a primeira fase – que restaurou a casa histórica – esta etapa compreende uma série de ações dentro de nosso espaço.
Com cronograma previsto para durar 12 meses, as atividades já estão acontecendo a pleno vapor em nosso parque como é possível verificar nas imagens desta nota. Escavações, recortes e abertura de passagens subterrâneas para a nova infraestrutura de cabeamento de elétrica, telefonia, hidráulica, dados e reaproveitamento de água das chuvas serão instalados nestes primeiros meses, além do início da requalificação do platô inferior do parque, com novas escadas, passarelas e rampas de acesso. Foram iniciadas também as obras do alicerce da futura área de apoio à administração.
Mas ainda há muito a ser feito: restauro completo da casa anexa, a Casa de Bernardina, de onde gerenciamos todo o museu, equipando-a de modo a receber com mais conforto nossos visitantes e servidores; Escritórios com infraestrutura moderna, uma nova área reserva técnica, um sala de consulta para pesquisadores, uma pequena sala multiuso e uma bilheteria serão adaptadas neste prédio, além de espaços para almoxarifado, vestiários e uma pequena área de refeições.
Será feita também uma renovação em todo o parque, com a recuperação das trilhas e alamedas, novos bancos, escadas e passarelas, canteiros, muros de arrimo e jardins refeitos, novos bebedouros e banheiros públicos, além de iluminação noturna.
Por hora, continuamos aqui em nosso blog e em nossa página do Facebook, inclusive na página específica – www.facebook.com/ObrasRestauroMCBC – criada para falar sobre as obras restauração, divulgando quando relevante, o que acontece por aqui. Manteremos o contato com a comunidade de modo contínuo através de nossos e-mails e mídias sociais na internet, sempre à disposição para recados e mensagens.