Instituto Brasileiro de Museus

Museu Casa Benjamin Constant

Acervo

Somos um museu casa. Assim, preservamos um acervo ligado a diversos aspectos da vida privada e pública de Benjamin Constant e familiares: pinturas, pequenas esculturas, mobiliário, indumentária, medalhas, objetos pessoais, utensílios domésticos, documentos, livros e fotografias.

Acervo Museológico

O acervo museológico do museu foi constituído inicialmente por peças reunidas na época do tombamento do imóvel pelo SPHAN, em 1958, e algumas doações feitas pelo neto de Benjamin Constant, Pery Constant Beviláqua. A casa havia sido comprada pelo Governo Provisório, em 1891, no contexto da consagração póstuma de Benjamin como um herói republicano. A chácara, porém, permaneceu em usufruto da família até meados do século XX. Com o tombamento da casa e do acervo em 1958 e a retomada da casa pela União em 1961, foram encontradas peças de mobiliário que passaram a ficar sob a guarda do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). No ano de 1980, com os trabalhos de organização do museu, Pery Constant Bevilaqua doou mais um conjunto de objetos que pertenceram a Benjamin Constant e seus familiares, para a montagem da exposição e inauguração do Museu, em 1982. Em 1993, o museu recebeu nova doação dos bisnetos de Benjamin Constant, com objetos que pertenceram a Pery Constant Bevilaqua, falecido em 1990. Atualmente, o museu conta com cerca de 1.000 itens de acervo museológico organizados nas seguintes coleções: Coleção Benjamin Constant, Coleção Família, Coleção José Beviláqua, Coleção Pery Beviláqua e Coleção Museu.

Arquivo Histórico e Biblioteca

O museu possui Arquivo Histórico e Biblioteca, que abrigam os acervos bibliográfico, arquivístico e fotográfico, disponíveis para pesquisa. Esse acervo foi constituído pela contínua doação de documentos pelos familiares ao arquivo do museu, que atualmente conta com 27.000 documentos e 4.162 fotografias, distribuídos pelos fundos: Fundo Benjamin Constant, Fundo José Beviláqua, Fundo Pery Constant Beviláqua e Fundo Família.

O arquivo do museu é uma importante fonte de pesquisa para várias áreas de conhecimento, tais como: História do Brasil Império e República, Antropologia, História da Educação, Filosofia, Sociologia, Política, Positivismo, entre outras. Temas mais específicos, como Proclamação da República, Políticas Educacionais no 2º Reinado e República, Governo Provisório, Revolução de 1930, Militarismo no Brasil, Golpe de 64, Ensino Militar, dentre outros, também podem ser analisados detalhadamente.

Além disso, preservamos uma das mais completas coleções fotográficas do Brasil, já que possui exemplares de praticamente todos os processos de produção da fotografia, desde o século XIX.

A biblioteca do museu possui 4.926 volumes, com 450 Obras Raras da Coleção Benjamin Constant, Coleção Pery Constant Beviláqua e a Coleção Museu. Este acervo é importante fonte para o estudo da História da Ciência (Matemática, Física, Engenharia, entre outras áreas), História Militar e Política do Brasil, Literatura e outras áras das Humanidades, com destaque para História e Museologia. Em breve daremos acesso online a estas coleções.