Mais um 15 de novembro. Esse mais especial.

publicado: 15/11/2023 09h26, última modificação: 15/11/2023 09h27

Hoje a República completa 134 anos. O Museu Casa de Benjamin Constant, tradicionalmente, celebra o dia 15 de novembro. Data incontornável, já que o nosso patrono é o Fundador da República. O gosto especial, dessa vez, é dado pela proximidade que estamos da reabertura do museu. Depois de 6 anos de intensos trabalhos de restauração e requalificação, receberemos novamente nossa comunidade de visitantes a partir de 18 de novembro de 2023, neste próximo sábado!

Além da habitual visita à casa de Benjamin, preparamos algumas novidades, como uma mostra em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins, sobre o primeiro mapa do Brasil produzido por métodos científicos modernos, nas primeiras décadas da República. Há também uma intervenção artística de Fernando Viana, com curadoria da museóloga Isabel Portella, do Museu da República. Finalmente, como hoje é a data da Proclamação da República, vale mencionar que exibiremos alguns documentos interessantes do nosso acervo: os Pactos de Sangue.

O movimento civil-militar que culminou no 15 de novembro de 1889 derrubou a monarquia e pôs fim ao Império do Brasil. Aspirações e inspirações republicanas já marcavam as discussões políticas e intelectuais há décadas. Assim, não se pode dizer que a República, uma vez proclamada, pegou a todos de absoluta surpresa.

Benjamin Constant amadureceu sua defesa da República ao longo dos anos, principalmente depois da Guerra do Paraguai e de algumas decepções pessoais que teve com o sistema de privilégios e favorecimentos que o privaram do direito de assumir cargos de professor, para os quais prestou concurso.

Na agudização da crise institucional do Império, Benjamin aglutinou em torno de si muitos seguidores, alunos seus, jovens militares, futuros engenheiros, alguns dos quais iriam ter seus lugares na política brasileira. A condução de Benjamin, entre seus discípulos e entre grupos da sociedade civil, gerou declarações públicas de apoio, cartas, abaixo-assinados. Entre eles, há os Pactos de Sangue, documentos em que diversos nomes endossam e reconhecem a liderança de Benjamin nos caminhos que levaram ao 15 de novembro.

Os documentos ajudam a entender aquele contexto histórico. Indicam o grau de influência de Benjamin, como professor. E apontam para as razões de ter recebido, após seu falecimento, o título de Fundador da República. Venha conhecer e ouvir mais sobre essa história!